Notícias
PROGESP DIVULGA NOVA FORMA DE RELATAR ACIDENTES LABORAIS
(05/04/2018)

Para avançar no sentido de melhorar a qualidade de vida dos servidores, catalogar e definir possíveis falhas na segurança laboral, a UFRN agora conta agora com um sistema de notificação de acidentes no ambiente e percurso de trabalho.


O novo recurso foi realizado pela PROGESP por meio da Coordenadoria de Promoção a Saúde e Segurança do Trabalho - COPS. As notificações podem ser feitas pelo SIGRH na aba solicitações. Na plataforma, os servidores podem relatar uma nova ocorrência e acompanhar registros de acidentes de trabalho. Com a nova ferramenta, a UFRN ressalta a importância de todos buscarem se conscientizar e adotar práticas de segurança no dia a dia, conforme os planejamentos de risco e ações realizadas pelas comissões Internas de Saúde e Segurança do Trabalho (CISST’s).


Assim, é importante que os todos os servidores conheçam o sistema e façam uso relatando acidentes ocorridos no ambiente de trabalho acessando o SIGRH: https://sigrh.ufrn.br/sigrh/public/home.jsf


Acidente de Trabalho


Conforme o Art. 19 da lei nº 8.213/91: “Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa”, desse modo, provocando lesão corporal, perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.


Eles podem ser classificados em típico (que ocorre no horário do almoço, como por exemplo como a queda de uma escada), de trajeto (acontece no trajeto de casa para o trabalho e vice versa) ou atípico, também chamado de doença do trabalho ou ocupacional (causado por consequência do trabalho).


Conheça o sistema de notificações da UFRN.


Informações: (84) 3215-3271 / 3293 | progesp@reitoria.ufrn.br
PROGESP - Pró-reitoria de Gestão de Pessoas © Copyright 2012 / 2018 - Todos os direitos reservados
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte