À Coordenadoria de Promoção a Saúde e Segurança do Trabalho (COPS) compete auxiliar a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas nas seguintes atribuições:
I – planejar e executar ações de promoção da segurança do trabalho, baseadas nos indicadores de frequência e gravidade, assim como nos riscos existentes nos ambientes de trabalho;
II – elaborar e gerir o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais nas diversas unidades da UFRN;
III – desenvolver atividades de educação continuada com os servidores da UFRN, promovendo ações acerca da saúde e da segurança do trabalho;
IV – organizar, treinar e orientar a Comissão Interna de Segurança no Trabalho;
V – elaborar laudos periciais de insalubridade, periculosidade, irradiação ionizante e raio-X;
VI – elaborar avaliações e emitir laudos e pareceres para subsidiar a perícia oficial em saúde;
VII – realizar inspeções nos locais de trabalho, visando identificar e avaliar qualitativa e quantitativamente os riscos existentes;
VIII – elaborar a Análise Preliminar de Risco das atividades de campo da instituição;
IX – realizar estudos de ergonomia, visando à melhoria dos postos de trabalho nos aspectos físicos e cognitivos;
X – acompanhar a implementação das adequações nos ambientes de trabalho e nas edificações.