Notícia

PROGESP LANÇA PROGRAMA ANTITABAGISMO

Wednesday 17th of May 2017 09:57:37 AM

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN, por meio da sua Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), lança o Programa Antitabagismo “Mais Saudável Sem Cigarro”. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Tabagismo é considerado uma doençaepidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental.

Mas, o que se ganha parando de fumar e em quanto tempo? Normalização da pressão sanguínea e frequência respiratória, após 20 minutos; sangue livre de nicotina, após 2 horas; normalização do nível de oxigênio no sangue, após 8 horas; melhora do olfato, paladar e degustação, após 2 dias; melhora da circulação sanguínea e respiração mais fácil, após 3 semanas; o risco de sofrer enfarto será igual ao de quem nunca fumou, após 10 anos; o risco de desenvolver câncer de pulmão será igual ao de quem nunca fumou, após 20 anos.

Muitas pessoas acreditam que o tabagista é um “viciado", “sem força de vontade", “que não deixa de fumar porque não quer".   Quem fuma sofre de dependência química e, ao tentar deixar de fumar, defronta-se com alguns desconfortos físicos e psicológicos.

E você servidor quer deixar de fumar? Em caso afirmativo, entre em contato conosco!   Maiores informações podem ser obtidas através dos números Telefone (84) 3342-2330, Ramais 375/ 371/300 ou pelo e-mail: viveremharmonia@reitoria.ufrn.br.